17/04/2025 14:24:28
Atualizado em 17/04/2025 14:32:00
Após estudarem no ano passado a disciplina de Micologia, que trata de fungos, alunos da graduação em Biomedicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) tiveram a oportunidade de visitar um sítio especializado no cultivo e produção de cogumelos que servem para alimentação. A atividade ocorreu na última quinta-feira, 10 de abril.
Ao todo 14 estudantes fizeram parte desta visita técnica, acompanhada pelo professor e coordenador do curso, Carlos Alfredo, e guiados pelos responsáveis do sítio Kekanekadan, localizado no bairro de Canoas.
Ao caminharem por todos os pontos de cultivo e produção dos cogumelos, o grupo aprendeu sobre as principais etapas deste processo que passa por: compostagem; seleção e preparo do substrato; pasteurização; inoculação; incubação; indução da frutificação e colheita.
De acordo com os guias do sítio, Gabriel e Suzana, a espécie de cogumelo produzida no local é chamada de Shimeji Branco (espécie Pleurotus ostreatus).
Compartilhando sobre a experiência de passar a parte da manhã nesta visita, a aluna do quinto período de Biomedicina, Michely Salomão, destacou que a tecnologia e a natureza podem se unir para produzir alimentos de qualidade. “Além da parte técnica, os responsáveis do sítio proporcionaram um ambiente acolhedor, permitindo aos visitantes conhecerem outros aspectos do sítio, como as áreas de cultivo orgânico e espaços de convivência”, contou.
Da sala de aula para a vivência
Conhecendo as qualidades e outros aspectos dos fungos, principalmente por estudarem a disciplina de Micologia no Unifeso, outros estudantes que participaram da visita também reconheceram a importância de conhecer um outro lado de lidar com os orgânicos.
“Foi uma atividade muito prazerosa, deu para recapitular bastante sobre os conteúdos de nossa matriz curricular, mesmo que nosso enfoque enquanto alunos de Biomedicina seja mais vinculado à saúde humana”, comentou o aluno também do quinto período, Caíke Lira.
Também cursando o mesmo período do curso, outra aluna relembrou como foi conhecer de perto o cultivo dos cogumelos e os processos que passam até estarem prontos para o consumo. “Foi bom ter uma perspectiva diferente em relação aos fungos, porque eles também podem ser usados para nossa alimentação, no caso dos cogumelos”, contou a aluna Izabella Lima.
Por: Raphael Branco